Pintura

 
Pintura abstrata
                                                                    Robert Delaunay


                                                             Morro da Lagartixa,acrílica s/ tela


Elenice Nogueira - Arte Figurativa

                                                                                       

PINTURA


A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas e pode ser figurativa ou abstrata, mas dentro destas definições se estende uma gama de estilos e formas de pintura.
Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papeL, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, sãopinturas a óleo.
Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos.
No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital a idéia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores.

(texto (em parte) baseado em dados da Wikipédia)